Hyundai celebra o Dia do Vira-Lata com Tucson4 min de leitura

agito.pet

Hyundai celebra o Dia do Vira-Lata com Tucson, mascote adotado por concessionária e símbolo da causa animal

  • Caramelo completa cinco anos como “cão-sultor” de vendas na Hyundai Prime, em Serra, no Espírito Santo, após uma trajetória que começou com o abandono e hoje se destaca pelo sucesso como influenciador digital
  • Nesse período, ao lado da concessionária, já beneficiou quase 60 ONGs do estado dedicadas à causa animal, com doações de ração. Somente em 2024, foram destinadas 4,5 toneladas do alimento

Em meio a celebração do Dia Nacional do Vira-Lata, comemorado anualmente em 31 de julho, o caramelo Tucson festeja o quinto aniversário como “cão-sultor” de vendas na concessionária Hyundai Prime, na cidade de Serra, no Espírito Santo. Mais do que um mascote, Tucson se tornou um símbolo da adoção responsável e do respeito aos animais, com participações em feiras de adoções e ações sociais com doações de ração para ONGs que resgatam pets abandonados.

No seu dia a dia, Tucson está sempre pelo showroom da loja, senta-se na cadeira de frente à mesa e recebe os clientes com toda a disposição. Com espírito de equipe e um carisma incomparável, o vira-lata acompanha os colegas consultores humanos durante uma venda e colabora no convencimento do consumidor para que o negócio seja fechado.

“Ao chegar na loja, muitas pessoas reconhecem o Tucson das redes sociais e pedem para tirar foto, fazer carinho ou até mesmo dar um petisco. Temos casos de pessoas que vem à concessionária apenas para conhecê-lo. Outras trazem seus cães para brincar com ele. Recebemos mensagens via redes sociais de pessoas dizendo que escolheram a Hyundai por causa do Tucson. A presença do nosso mascote torna o ambiente mais leve e empático e isso com certeza nos auxilia nas vendas”, explica Laís Nara Franklin, líder de Marketing da Hyundai Prime. 

Além das funções profissionais desempenhadas como “cão-sultor” de vendas ao recepcionar os clientes na loja, a rotina do cãozinho inclui aulas de adestramento e socialização, idas regulares ao pet shop e veterinário, participação em eventos de adoção responsável e visitas a abrigos de animais para doação de ração. Vale destacar que seu expediente na concessionária é de segunda-feira à tarde até o meio-dia de sexta, pois nos finais de semana, desfruta de passeios a um hotel pet para descansar e conviver com outros cachorros. Todas as atividades do dia a dia do Tucson são compartilhadas por meio de sua rede social.

Mesmo com a agenda concorrida, Tucson não deixa de lado às origens e é figurinha carimbada em eventos e feiras voltados para a adoção responsável. Uma vez por mês, o time da concessionária elege uma instituição dedicada ao cuidado com animais abandonados para receber doação de ração e o próprio Tucson acompanha as entregas. Nestes cinco anos, já foram atendidas quase 60 ONGs do Espírito Santo, como Patinhas Carentes, Vira Lata Vira Luxo, entre outras. Neste mês de julho, a instituição atendida foi o Abrigo Gratto, que mantém cerca de 180 cães e recebeu 300 quilos de ração. Só em 2024, o “cão-sultor” destinou 4,5 toneladas de ração para as instituições por meio de parceria com uma marca que produz o alimento.

“A chegada do Tucson aconteceu de forma muito natural e retrata como a adoção responsável pode ser transformador tanto para os pets, como para os seres humanos. Ele não apenas conquistou seu espaço em nossa equipe, como também se tornou um símbolo da causa pelos direitos dos animais, provando que um vira-lata pode ir muito além das expectativas e inspirar milhares de pessoas com as postagens em seu perfil social”, afirma Laís Nara Franklin, líder de Marketing da Hyundai Prime. 

A jornada do vira-lata que se tornou digital influencer com mais de 200 mil seguidores e ativista da causa da adoção responsável começou em uma manhã chuvosa, em abril de 2020, em meio a epidemia da COVID, às margens de um trecho urbano da BR-101, na altura da cidade de Serra (ES). Ao ver o filhote, os funcionários da loja ofereceram abrigo, alimento e água. Da estadia temporária ao batismo e a conquista de um lar permanente não demorou muito e desde então Tucson se transformou no xodó da região.

O caramelo também já viajou de avião, quando veio a São Paulo para conhecer a fábrica da Hyundai, empresa que comercializa o SUV que lhe deu nome. Na ocasião, Tucson fez um tour pelas instalações, conheceu colaboradores e foi recebido pelo então presidente da Hyundai em uma ação que reforçou o compromisso da marca com a convivência harmoniosa entre humanos e pets. Sua história repercutiu na matriz da Hyundai, na Coreia do Sul, e ganhou destaque em diversos outros países.